segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

A caixa de ferramentas de Stephen King

 A CAIXA DE FERRAMENTAS DE STEPHEN KING

Crônica




O que uma caixa de ferramentas antiga, com três andares e cheia de gavetinhas secretas tem a ver com o escritor? Tem tudo a ver. Metáforas como essa fazem o sucesso permanente do livro de Stephen King "Sobre a Escrita" para aficionados da arte tão mal compreendida que é escrever. 

No caso das ferramentas, diz o autor: Sim! Você precisa ter sua caixa de ferramentas e carregá-la consigo (na mente, é claro) para todo e qualquer trabalho que se proponha fazer, porque você não sabe exatamente do que necessitará, e se faltar aquele tal parafusinho você corre o risco de desanimar e não realizar seu trabalho - no caso, a escrita de um conto, um artigo, uma crônica,  um romance... Seja o que for. 

No primeiro andar da caixa de ferramentas do escritor estarão, naturalmente, o vocabulário e a gramática. Não dá pra fazer nada sem isso. O vocabulário não precisa ser sofisticado nem enorme. Você tem que se virar com o que tem. E sempre poderá ser bem sucedido, tanto com um vocabulário restrito quanto com um dicionário na cabeça. Mas saber utilizar bem o vocabulário, com observância mínima das regras da língua é o que vai fazer a diferença.

Nos andares inferiores da caixa vão estar as demais artes do seu ofício, como o estilo. King as abordará ao longo do seu manual. Mas uma das dicas mais importantes,  ao comparar nosso fazer com o de um marceneiro ou mecânico, é de que o escritor também conta com seu engenho, suas ferramentas e sua força de trabalho. "As ferramentas precisam estar lá e em bom estado", diz o autor. Como o marceneiro, que examina sua caixa e repõe o aparato que falta (para o escritor, pode ser o conhecimento básico da gramática) e limpa e afia o que está enferrujado ou gasto, quem se dedicar à escrita também precisa conferir as habilidades inerentes ao seu ofício periodicamente, além de polir e lixar, isto é,  escrever com constância. Desse modo a caixa estará pronta e as ferramentas perfeitas para o uso. Bingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário