segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sobre o nome "Tesskuano"

George Ivanovitch Gurdjieff não foi um escritor comum. Escreveu sua obra "Do Todo e de Tudo" não como um conjunto de fantasias e impressões subjetivas, tampouco como registro documental das atividades que realizou cumprindo o propósito de ministrar seu ensinamento àqueles que o desejassem, nem como forma de expressão poética. Ele a escreveu "segundo princípios inteiramente novos de raciocínio lógico" para realizar três tarefas fundamentais, sendo a primeira delas:
"Extirpar do pensar e do sentimento do leitor, sem piedade e sem o menor compromisso, as crenças e opiniões enraizadas há séculos no psiquismo dos homens, a propósito de tudo que existe no mundo".
Esta primeira tarefa, cumpre-a nos livros da Primeira Série chamados: "Relatos de Belzebu a Seu Neto - Crítica Objetivamente Imparcial da Vida dos Homens".
Trata-se de um livro com aparência de ficção científica, no qual o autor fala-nos de profundas verdades relativas à vida humana e ao Universo. A linguagem metafórica e enigmática, porém, exige do leitor uma disposição de espírito para se aproximar pouco a pouco de seus significados, às vezes fazendo-o andar em círculos, mas sempre correspondendo de forma adequada à compreensão da pessoa que o lê naquele momento.
Vem de seus capítulos o termo "Tesskuano". Designa, na estória, uma espécie de telescópio através do qual Belzebu, que veio de uma parte longínqua do Universo, de seu local de residência, em Marte, observa tudo o que se passa no planeta Terra onde se dá a estranha forma de existência dos homens.
O símbolo, que remete muito além do sentido literal de observação exterior, sugere-nos também uma nova disposição mental de abertura e de auto-observação, um estado de atenção para as coisas que se passam fora e dentro de nós, um desejo intenso de conhecer e de aprender a conhecer, que é o início de qualquer transformação.
Por isso sua escolha como título do blog, como homenagem e fonte de inspiração.

O livro:
G.I.Gurdjieff, "Relatos de Belzebu a Seu Neto", Horus Editora, São Paulo, 2003

Para saber mais:
www.ogrupo.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário